Featured Article

sábado, 17 de dezembro de 2011

Arquitetura Greco-Romana Parte 2 - Templos

No post anterior eu apresentei as características da Arquitetura Greco-Romana e também seus estilos ou Ordens Arquitetônicas. (Veja aqui: Arquitetura Greco-Romana Parte 1 - Características)

Agora, veremos os Templos Antigos, tanto na Grécia como em outros países, que utilizaram esses estilos.

TEMPLO DE POSEIDON

Templo construído na Grécia, em honra ao deus grego Poseidon. Podemos perceber claramente o estilo dórico presente nas colunas: capitel simples, fuste com padrão sem detalhamento, representando funcionalidade e o masculino.

Templo de Poseidon, Grécia.

TEMPLO DE DIANA

Templo em honra a deusa Diana, construído em Éfeso, Turquia, no ano de 323 a.C. Ordem Coríntia, capitéis de folhagem e fuste mais fino e elegante, apresenta base no fuste.

Templo de Diana, na Grécia.

Abaixo o detalhe do capitel coríntio, onde vemos as folhas esculpidas em relevo, buscando a proximidade com a natureza.

Templo de Diana, capitel.
TEMPLO DE ATENA

Construído em Atenas, na Grécia em honra a deusa Atena. Datado do século V a.C, apresenta estilo Dórico, com colunas simples e funcionais.

Partheon de Atenas, Grécia.

TEMPLO DE JÚPITER

Contruído na Tunísia em honra à Júpiter. Segue a Ordem Coríntia, como podemos perceber principalmente no capitel com folhagens em relevo. É um dos poucos templos que possuem seu entablamento em bom estado, pelo menos de um dos lados.

Templo de Júpiter, Tunísia.


Detalhe das Colunas do templo de Júpiter.


COLISEU DE ROMA OU ANFITEATRO FLAVIANO

Construído entre o ano de 70 e 90 d.C, no centro da cidade de Roma, na Itália. São três andares distribuídos em 48m de altura. Era utilizado inicialmente para realização de eventos e confraternizações, depois da queda do Império Romana, foi usado como sede de organizações religiosas, forte e templo cristão.
Ordem Dórica, apresentando colunas simples com capitéis sem ornamentos.

Fachada do Coliseo
Coliseo à noite.



Interior do Coliseu.

ERECTEION DE ATENAS

Construído entre 421 e 406 a.C por Mnesicles em Atenas, na Grécia, em honra a deusa Atena.
é considerado o mais belo templo de Ordem Jônica, com colunas elegantes e que representam a feminilidade, voltado-se para a estética.

Erecteion de Atenas, na Grécia. Ordem Jônica.

Damos o nome de cariátides às colunas que são estátuas femininas. As cariátides estão presente também nesse templo grego.

Cariátides do Erecteion de Atenas.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Arquitetura Greco-Romana Parte 1 - Características

Sou uma amante da Arquitetura Grega e nessa matéria procuro mostrar os conceitos básicos dessa arte, seus elementos e as diferenças de cada estilo, chamado de “Ordem”. Não abordarei a história da arquitetura greco-romana e sim seus estilos, na parte 2, os templos antigos, e na parte 3, a aplicação dos estilos em nossa arquitetura contemporânea.

Os gregos são famosos por seus templos e os templos por suas colunas.
As colunas podem ser comparadas, quanto à função, aos pilares utilizados nas atuais construções de concreto armado. Ambos têm a finalidade de receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los à outros elementos, seja uma laje ou a fundação. Aliás, os templos gregos tinham sua estrutura baseada em coluna e viga, também chamada de coluna e dintel.

Os edifícios gregos tinham três elementos básicos, que se subdividiam de acordo com o estilo ou ordem: a PLATAFORMA, as COLUNAS e o ENTABLAMENTO.

A imagem abaixo é o Partenon e podemos perceber claramente os três elementos. A PLATAFORMA é a base do edifício, as COLUNAS é onde se encontram as colunas de sustentação e o ENTABLAMENTO é onde ficam as vigas. 


Partenon, na Grécia.


A parte cilíndrica das colunas recebe o nome de FUSTE. Acima do fuste, há o chamado CAPITEL, em que se encontra o diferencial entre os estilos de colunas gregas, pois o capitel pode ser simples ou extremamente trabalhado. O ÁBACO é uma pequena base para receber as vigas. 


Detalhe de uma coluna grega dividida em: àbaco, capitel e fuste.


ORDENS ARQUITEÔNICAS GREGAS
São três: Ordem Dórica, Ordem Jônica e Ordem Coríntia.



A ilustração acima está em boa resolução (clique com o botão direito na imagem e abra em nova guia) e nos permite perceber as diferenças entre os estilos através de uma comparação entre as colunas.

A Ordem Dórica representa o masculino, o simples, o prático e o bruto. Esse estilo é mais voltado para a funcionalidade e menos decorativo. 


A Ordem Jônica simboliza o feminino, é pouco mais trabalhado e apresenta mais atenção à estética. Acrescenta-se uma base à coluna e o capitel ganha ornamentos curvos simétricos.

Capitel de Ordem Jônica

A Ordem Coríntia representa a natureza e é a mais trabalhada, com arranjos florais ou folhagens esculpidas no capitel. Também apresenta base na coluna e o entablamento tem duas vigas diagonais.


Capitel Coríntio.

Na imagem abaixo (abra a imagem em nova guia para ampliar), podemos ver as diferenças de cada estilo arquitetônico.


Diferenças entre as Ordens Jõnica, Dórica e Coríntia.



Veja nesse link: Arquitetura Greco-Romana Parte2 - Templos



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tokyo Sky Tree, a torre mais alta do mundo.

A Torre Tokyo Sky Tree está sendo construída em Tóquio, no Japão, e quando terminada, terá 634m de altura. Já é considerada a torre mais alta do mundo e, por tanto, nada mais justo do que uma breve matéria sobre as curiosidades e imagens disponíveis sobre a construção.


A torre está localizada no complexo conhecido como "Tokyo Sky Tree Town".


Torre mais alta do mundo vista a noite.


O projeto é do arquiteto Tadao Ando e a empresa responsável pela obra é a Obayashi Corporation.


A estrutura central é de concreto armado, com um pilar central e pisos independentes, contribuindo para  resistência a terremotos, bastante frequentes no país. A parte visível é feita de aço e a fundação da torre é de estacas escavadas, com estrias, ajudando na sustentação da torre.


Detalhe da estrutura da torre Tokyo Sky Tree.


A base começa triangular e as barras de aço vão sendo "torcidas" até o alto, onde torna-se redonda. Veja o esquema abaixo.




Esquema da estrutura da Torre Tokyo Sky Tree.


A torre conta , ainda, com dois observatórios, sendo o primeiro na altura de 350m, com três pavimentos. Logo acima, a 450m está o segundo observatório mais alto do mundo, com um corredor circular. Em seguida, é onde será instalada a antena digital.


Foi investido, inicialmente, 60 bilhões de ienes, ou o equivalente a 734 milhões de dólares.


O projeto de iluminação duplo é do arquiteto Hiroshito Totsume. Duplo, porque a torre, de um lado, tem apenas uma cor e, do outro, conta com várias cores dispostas em diversos segmentos.


Projeto duplo de iluminação.


Além dos observatórios, a torre terá uma passarela esférica com vidro panorâmico com vista para a cidade e para o restante do complexo.


Uma curiosidade sobre a Tokyo Sky Tree: foi encontrada uma pintura do século XIX, em que pode ser vista ao fundo uma torre parecida com a de Tóquio. A obra é do artista plástico japonês Utagawa Kunyoshi, criada em 1831 e conhecida como "Toto Mitsumata no Zu".


Toto Mitsumata no Zu, pintado por Utgawa Kunyoshi.


Comparação entre a Torre Tokyo Sky Tree e a pintura do século XIX.


Sobre o complexo, em que se localiza a torre de TV, podemos dizer que será um grande investimento no Turismo de Tóquio. O "Tokyo Sky Tree Town" com 230 mil metros quadrados, terá uma estação de trem, um aquário gigante e um centro comercial de cerca de 300 lojas, que será chamado Soramachi, "Cidade do Céu" em português.


Construção do complexo "Tokyo Sky Tree Town".


Parque japonês, onde se pode ver ao fundo a torre de televisão "Tokyo Sky Tree".


Confira a INAUGURAÇÂO DA TÓKIO SKY TREE, aqui:

domingo, 4 de dezembro de 2011

Backup de Tóquio - IRTBBC

Cidade de Tóquio, no Japão.

Quando queremos ter certeza de arquivos importantes do nosso computador não serão perdidos, salvamos cópias desses arquivos em outro local, considerado mais seguro, um HD-Externo ou Pen Drive, por exemplo. Esse processo é chamado Backup.
Pois, em Tóquio, no Japão, o governo quer salvar uma "cópia" dos prédios importantes e essenciais, para o caso de um terremoto destruir os originais, ou seja, farão um backup de parte da cidade.
Os prédios "copiados" serão, entre cassinos e resorts, os prédios do governo e a maior torre do mundo, Tóquio Sky Tree, que é uma torre de tv.


Torre Tóquio Sky Tree, a maior torre do mundo, será copiada também.

A cidade backup ficará a 500km de distância da original  e terá 500 hectares, onde ficarão, além dos prédios já citados, parques, residenciais e escritórios, abrigando cerca de 50 mil habitantes.
Segundo o governo japonês, essa cidade reserva ajudará a manter a economia em caso de tragédia na Tóquio original.

A cidade backup ganhou o nome de IRTBBC ou Integrated Resort, Tourism, Business and Backup City.


Sede do Governo do Japão, em Tóquio.










quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ranking das Melhores Universidades do País


Depois de escolher a profissão a seguir, há a dúvida de qual a melhor faculdade para o curso desejado.
A revista Guia do Estudante, edição 2011, trás, além de uma lista das profissões e suas respectivas remunerações e atuação no mercado, uma seleção das Melhores Universidades por área. A matéria começa na página 36 e são feitas duas pesquisas, uma para Universidades Públicas e outra para as Privadas. É comum classificar Arquitetura e Urbanismo na área de "Exatas", mas a revista preferiu por classificar como "Arte e Design", junto de Desing Gráfico, de Interiores, Fotografia, Desenho Industrial e outros citados abaixo. Engenharia Civil está na área de "Engenharia e Produção", junto de outros ramos da engenharia, como aeronáutica, elétrica e engenharia de telecomunicações.
Ao lado de cada uma das universidades está o link para o site da mesma. Fiquem atentos para os vestibulares.

ARTES E DESIGN
arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes plásticas, dança, desenho industrial, design gráfico, design de interiores, fotografia, história da arte, moda, música, (...).


Privadas
1° - Universidade Anhembi Morumbi
 - Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo
 - Centro Universitário Senac


Públicas
1° - Universidade Federal do Rio de Janeiro
2° - Universidade Estadual de Campinas
 - Universidade de São Paulo (São Paulo)


ENGENHARIA E PRODUÇÃO
engenharia civil, engenharia aeronáutica, engenharia de alimentos, engenharia de agrimensura, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia de materiais, engenharia mecânica, engenharia de minas, engenharia de petróleo, engenharia de produção, engenharia química, engenharia de telecomunicações, (...).


Privadas
1° - Centro Universitário da FEI (http://www.fei.edu.br/)
 - Instituto Mauá de Tecnologia (http://www.maua.br/)
 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (http://www.puc-rio.br/index.html)


Públicas
1° - Universidade de São Paulo (São Paulo) (http://www5.usp.br/)
 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (http://www.ufrj.br/)
 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial)


Estão abertas as inscrições para o ENEM 2012-2013, confira AQUI.

Novo "World Trade Center"



O novo World Trade Center
O ataque de 11 de setembro de 2001, destruíram um símbolo ocidental que representava não somente o poder econômico americano, mas também um marco na Arquitetura mundial. Eram 7 prédios formando um complexo projetado por Minaru Yamasaki, na década de 1960, mas o charme duas Torres Gêmeas fizeram a fama do complexo.

1. Minaru Yamasaki e a maquete do World Trade Center. 
(http://www.awesomestories.com/assets/minoru-yamasaki)
Agora quem assina o projeto é Daniel Libeskind, vencedor do concurso realizado em duas etapas. A reconstrução do World Trade Center substituirá os 7 prédios originais por 6 novos prédios, além do Memorial e Museu Nacional do 11 de setembro e uma estação ferroviária, a estação Path assinada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

2. Concepção artística do novo Complexo 
(http://www.amazing-architecture.com/page/2/)


3. A Station Path de Santiago Calatrava 
(http://www.archpaper.com/news/articles.asp?id=5654).
O maior e mais imponente dos 6 edifícios será um arranha-céus denominado 1 World Trade Center. Será o mais alto prédio exclusivo para escritórios do mundo e um dos mais altos do Estados Unidos.

4. A torre "1 World Trade Center"
(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Freedom_Tower_New.jpg)

Serão 112 andares, sendo apenas 82 destinados à ocupação, em 417 metros no corpo principal. Ainda contará com uma torre que totalizará 541m de altura.

5. Foto das obras em novembro de 2011.
(http://farm8.staticflickr.com/7023/6409290583_8bd482e1f2_b.jpg)



Veja também:

Visitações

Membros - Siga o U.A.!