sábado, 17 de dezembro de 2011

Arquitetura Greco-Romana Parte 2 - Templos

No post anterior eu apresentei as características da Arquitetura Greco-Romana e também seus estilos ou Ordens Arquitetônicas. (Veja aqui: Arquitetura Greco-Romana Parte 1 - Características)

Agora, veremos os Templos Antigos, tanto na Grécia como em outros países, que utilizaram esses estilos.

TEMPLO DE POSEIDON

Templo construído na Grécia, em honra ao deus grego Poseidon. Podemos perceber claramente o estilo dórico presente nas colunas: capitel simples, fuste com padrão sem detalhamento, representando funcionalidade e o masculino.

Templo de Poseidon, Grécia.

TEMPLO DE DIANA

Templo em honra a deusa Diana, construído em Éfeso, Turquia, no ano de 323 a.C. Ordem Coríntia, capitéis de folhagem e fuste mais fino e elegante, apresenta base no fuste.

Templo de Diana, na Grécia.

Abaixo o detalhe do capitel coríntio, onde vemos as folhas esculpidas em relevo, buscando a proximidade com a natureza.

Templo de Diana, capitel.
TEMPLO DE ATENA

Construído em Atenas, na Grécia em honra a deusa Atena. Datado do século V a.C, apresenta estilo Dórico, com colunas simples e funcionais.

Partheon de Atenas, Grécia.

TEMPLO DE JÚPITER

Contruído na Tunísia em honra à Júpiter. Segue a Ordem Coríntia, como podemos perceber principalmente no capitel com folhagens em relevo. É um dos poucos templos que possuem seu entablamento em bom estado, pelo menos de um dos lados.

Templo de Júpiter, Tunísia.


Detalhe das Colunas do templo de Júpiter.


COLISEU DE ROMA OU ANFITEATRO FLAVIANO

Construído entre o ano de 70 e 90 d.C, no centro da cidade de Roma, na Itália. São três andares distribuídos em 48m de altura. Era utilizado inicialmente para realização de eventos e confraternizações, depois da queda do Império Romana, foi usado como sede de organizações religiosas, forte e templo cristão.
Ordem Dórica, apresentando colunas simples com capitéis sem ornamentos.

Fachada do Coliseo
Coliseo à noite.



Interior do Coliseu.

ERECTEION DE ATENAS

Construído entre 421 e 406 a.C por Mnesicles em Atenas, na Grécia, em honra a deusa Atena.
é considerado o mais belo templo de Ordem Jônica, com colunas elegantes e que representam a feminilidade, voltado-se para a estética.

Erecteion de Atenas, na Grécia. Ordem Jônica.

Damos o nome de cariátides às colunas que são estátuas femininas. As cariátides estão presente também nesse templo grego.

Cariátides do Erecteion de Atenas.