sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Soluções Para Pequenos Espaços - Parte 1

Olá! o/

Sabe quando a circulação fica comprometida pela disposição dos móveis, ou o excesso de objetos torna o ambiente desorganizado? Pois é, é aí que culpamos o pouco espaço e a falta de dinheiro para fazer reformas. Mas não se preocupe, pois o Universo da Arquitetura reuniu aqui ideias para quando o ambiente da cozinha, do quarto ou do banheiro é pequeno.

Os "cantinhos" da sala e do quarto



Uma ideia interessante para quem tem muitos livros, revistas ou CD's é comprar (ou mandar fazer) um móvel, que basicamente, é um retângulo com divisões. Em cima você coloca almofadas e cria um sofá aconchegante e confortável. Em baixo, espaço para guardar coisas que você quer que fiquem sempre à mão.

O legal dessa ideia é que dá para adaptar ao seu bolso, fazendo de alvenaria, madeira ou de plástico (desde que seja bem resistente, porque você vai sentar/deitar em cima).




 Sabe quando você precisa de uma estante na sala, mas ela não tem espaço para isso? Tudo bem, use a porta como estante!

Claro que essa ideia dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. Retire a porta comum e corte um retângulo bem no meio, encaixe uma estante, cole tudo com cola de madeira e pronto. Finalize com uma ou duas mãos de tinta. Mas lembre-se que essa "porta-estante" pode não suportar muito peso, até porque você terá que abrir e fechar ela.




Guardar a coleção de CD's e livros não é mais problema. Com uma pequena adaptação sua cama pode abrigar seus tesouros e deixar o quarto mais organizado.

Faça uma caixa de madeira pouco menor que as medidas de sua cama, sendo que uma das bordas será a frente de uma gaveta (olhe a foto ao lado) e depois coloque divisórias. Para facilitar no uso diário acople pequenas rodinhas embaixo, que vai permitir que a "super gaveta" deslize sem arranhar o piso do quarto.







Mais espaço na cozinha

A bancada de café-da-manhã precisa de banquetas, mas se você coloca, elas atrapalham a circulação? Siga essa ideia. Retire o "assento" de banquetas de madeira e parafuse nas laterais de sua bancada. Assim quando não estiver usando, é só guardar para baixo da bancada e a passagem está livre.









Acredito que essa ideia seja mais para quem está construindo ou reformando a cozinha, mas achei muito criativa para deixa-la de fora.


Faça uma batente mais larga que o normal e o meio da batente deixe um espaço "oco" suficiente para caber latas e vidros de condimentos e temperos. Esse vazio será destinado ao uma espécie de prateleira que ficará embutida na batente da porta.











E então, o que acharam? Tem alguma ideia para pequenos espaços?

Deixe seu comentário e até a próxima!