quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Arquitetura Greco-Romana Parte 1 - Características

Sou uma amante da Arquitetura Grega e nessa matéria procuro mostrar os conceitos básicos dessa arte, seus elementos e as diferenças de cada estilo, chamado de “Ordem”. Não abordarei a história da arquitetura greco-romana e sim seus estilos, na parte 2, os templos antigos, e na parte 3, a aplicação dos estilos em nossa arquitetura contemporânea.

Os gregos são famosos por seus templos e os templos por suas colunas.
As colunas podem ser comparadas, quanto à função, aos pilares utilizados nas atuais construções de concreto armado. Ambos têm a finalidade de receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los à outros elementos, seja uma laje ou a fundação. Aliás, os templos gregos tinham sua estrutura baseada em coluna e viga, também chamada de coluna e dintel.

Os edifícios gregos tinham três elementos básicos, que se subdividiam de acordo com o estilo ou ordem: a PLATAFORMA, as COLUNAS e o ENTABLAMENTO.

A imagem abaixo é o Partenon e podemos perceber claramente os três elementos. A PLATAFORMA é a base do edifício, as COLUNAS é onde se encontram as colunas de sustentação e o ENTABLAMENTO é onde ficam as vigas. 


Partenon, na Grécia.


A parte cilíndrica das colunas recebe o nome de FUSTE. Acima do fuste, há o chamado CAPITEL, em que se encontra o diferencial entre os estilos de colunas gregas, pois o capitel pode ser simples ou extremamente trabalhado. O ÁBACO é uma pequena base para receber as vigas. 


Detalhe de uma coluna grega dividida em: àbaco, capitel e fuste.


ORDENS ARQUITEÔNICAS GREGAS
São três: Ordem Dórica, Ordem Jônica e Ordem Coríntia.



A ilustração acima está em boa resolução (clique com o botão direito na imagem e abra em nova guia) e nos permite perceber as diferenças entre os estilos através de uma comparação entre as colunas.

A Ordem Dórica representa o masculino, o simples, o prático e o bruto. Esse estilo é mais voltado para a funcionalidade e menos decorativo. 


A Ordem Jônica simboliza o feminino, é pouco mais trabalhado e apresenta mais atenção à estética. Acrescenta-se uma base à coluna e o capitel ganha ornamentos curvos simétricos.

Capitel de Ordem Jônica

A Ordem Coríntia representa a natureza e é a mais trabalhada, com arranjos florais ou folhagens esculpidas no capitel. Também apresenta base na coluna e o entablamento tem duas vigas diagonais.


Capitel Coríntio.

Na imagem abaixo (abra a imagem em nova guia para ampliar), podemos ver as diferenças de cada estilo arquitetônico.


Diferenças entre as Ordens Jõnica, Dórica e Coríntia.



Veja nesse link: Arquitetura Greco-Romana Parte2 - Templos