Featured Article

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ren Building, em Shangai - Inspirado em Símbolo Chinês.

Ren Building, em Changai, na China.

Conheça o maravilhoso Ren Building, em Changai, na China. O projeto foi apresentado em 2010 e ainda está em construção.

A proposta é passar a sensação de dois edifício que se levantam "das águas" e se tornam um no topo.

O vídeo abaixo explica melhor a intenção do projeto que é integrar todos os elementos da cultura chinesa em apenas um prédio, tornando-o um símbolo da arquitetura chinesa contemporânea no futuro.



O Ren Building será um hotel e um centro de convenções, além de uma área para esportes e espaço para escritórios. 


Estrutura do Ren Building, hotel, office e centro de convenções.
Segundo o site Arkitectrue, o primeiro prédio que "se levanta da água" será dedicado aos esportes e o segundo prédio "emergindo da terra, é dedicado ao espírito e à iluminação".


Vista lateral do Ren Building.



Ren Building, inspirado em símbolo chinês.

Ren Building, Changai.


Ren Building, integração de todos os símbolos chineses em apenas um edifício.

Links de Referência:




10 Idéias Incríveis para Estantes Improvisadas

São ideias para reaproveitar e reformar materiais e móveis, transformando-os em estantes fantásticas e únicas. Inovar é a palavra quando se trata de decoração e aqui vão 10 dicas para uma estante que você mesmo pode criar.


Use a parte oca do sofá ou poltrona para guardar os livros. Prático, útil e fica lindo.


Aquela cadeira antiga pode virar uma pequena estante de parede com a ajuda de alguns ganchos ou parafusos. Uma ideia ousada, mas válida.


Caixas de madeiras podem ser muito úteis quando penduradas na parede, servindo para guardar livros ou de suporte para vasos de plantas. As caixas da imagem acima foram encapadas antes de serem posicionadas.



Em vez de pendura-las na parede experimente empilhar caixas de madeiras, você pode pintá-las como na imagem da esquerda ou apostar numa decoração mais rústica, à direita.




E ainda falando de decoração rústica, na imagem da esquerda vemos que as caixas além de empilhadas, também ganharam um apoio com rodas, dando mais praticidade à estante, que agora pode ser levada para qualquer ambiente da casa. À direita, novamente as caixas dispostas como estante de parede, sem pintura, apenas com acabamento envernizado.




Essa ideia eu adorei, usar uma escada, ainda que suja de tinta, parafusada na parede como suporte para os livros. Definitivamente inovadora e ousada.



Dessa vez a escada é usada como suporte, e tábuas são  posicionadas sobre os degraus.


São caixas empilhadas embaixo da escada, utilizando aquele espaço que muitos não tem ideia do que fazer com ele. Dessa forma, você dispõe de uma pequena biblioteca, organizada e discreta, sem abrir mão de espaços "mais úteis".

Aproveite as dicas e organize já seus livros, revistas e DVD's, e depois conte aqui as mudanças que fez no seu ambiente.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Fibrous Tower - Design Alienígena


A SOMA, escritório de design e arquitetura austríaco, desenvolveu o projeto com o design mais alienígena já visto.

Fibrous Tower, construção inteligente com design alienígena.

O edifício será construído na cidade de Taichung, nas proximidades de Taipei e as partes habitáveis do edifício ficam concentradas nos módulos no topo, enquanto que os elevadores atuam tanto na parte interior quanto no exterior das colunas.

O edifício, chamado de “Fibrous Tower” tem 330 metros de altura e é sustentando por oito colunas curvas que se parecem com pernas, passando a impressão de que o prédio todo é um ser vivo.


Serão 27 mil metros quadrados de área total de construção mais 34 mil metros quadrados de estacionamento.

Porém o mais impressionante nesse edifício não chega a ser seu aspecto, mas sim o fato de ser o primeiro prédio a imitar a vida biológica. É a única estrutura baseada em algoritmos genéticos de crescimento natural, com feixes de tubos criando a fachada do arranha-céus de árvore monolítica.

Fibrous Tower - Os feixes de luz no teto captam a luz solar e geram energia para ser utilizada a noite.
O Fibrous Tower irá possuir um sistema inteligente, captando a luz solar para gerar energia para todo o edifício a noite.

As fachadas se adaptarão às condições meteorológicas, abrindo e fechando, como uma flor, para proteger seus habitantes da chuva e do vento.

Interior do Fibrous Tower, edifício com design alienígena.

No esquema abaixo vemos que o prédio terá um parque e um museu, além da área observação no topo.

Estrutura do Fibrous Tower.
Fibrous Tower , design alienígena. Vista do Museu.

Fibrous Tower, vista do parque e entrada do edifício.

Links de Referência:





The Bubble Building - Construção de Bolhas de Sabã


Que tal um prédio construído com paredes feitas por bolhas de sabão? Essa foi a proposta trazida pelo “The Bubble Building”, uma instalação temporária criada pelo escritório de arquitetura DUS, na Bienal Internacional de Arquitetura realizada em Roterdã, Holanda.

A criação ficou de pé por três semanas e era composta por cerca de 16 estruturas de alumínio distribuídas em formas hexagonais. Ali, os visitantes eram convidados a vestir galochas de borracha e participar da “construção” de um edifício, utilizando, para isso, somente água e sabão. De acordo com os arquitetos, apesar de as bolhas durarem somente alguns segundos, algumas pessoas chegaram a passar algumas horas se divertindo no meio dos prédios.

Segundo os responsáveis pelo projeto, a ideia era representar um pouco as novas tecnologias que dão novas formas à “construção coletiva”. Tudo a ver com o slogan do escritório: “Public Architecture” (Arquitetura Pública).













Links de Referência:


Bosco Verticale - Floresta Vertical, Construção Sustentável


O arquiteto Stefano Boeli é o responsável por um projeto inovador que está sendo construído no centro da cidade de Milão, na Itália.

Bosco Verticale, construção verde no centro de Milão, na Itália.

Da necessidade de colocar mais vegetação no centro da cidade surgiu a ideia de dois prédios que possuem uma floresta vertical. Deste modo ele pretende combater o problema da poluição no centro da cidade, sem alterar a disposição do centro urbano.

Os prédios podem ser usados como residências, colocando a vegetação apenas na área das varandas. A altura dos prédios será de 110m e de 76m. No total serão 900 árvores, além de arbustos e plantas menores.

A vegetação será disposta apenas na área da varanda.

O Bosco Verticale é um sistema que recupera e produz energia, ajudando na criação de um microclima e na filtragem das partículas de pó existentes no ambiente urbano. A diversidade das plantas e suas características produzem umidade, absorvem CO2 e partículas de pó, produzindo oxigénio e protegendo das radiações e da poluição acústica, melhorando a qualidade de vida dos espaços e poupando energia.

Bosco Verticale, construção verde melhorando a qualidade de vida.

A rega da vegetação será feita filtrando e reutilizando águas do próprio edifício. Sistemas de energia fotovoltaica vão contribuir para o aumento do grau de auto-suficiência energética dos dois prédios. A manutenção e gestão da vegetação do Bosco Verticale será feita por uma empresa especializada.

Veja as fotos da obra:


Construção sustentável na Itália, o Bosco Verticale (Floresta Vertical).

Veranda do Bosco Verticale, onde serão plantadas as "florestas".

Bosco Verticale, em Milão, na Itália.

Links Referência:



Express Rail Link West Kowloon Terminus - Maior Estação de Trens do Mundo

A maior estação subterrânea de trens de alta velocidade do mundo será construída em Hong Kong pela empresa Aedas, studio de arquitetura especializado em em tecnologia de estruturas impressionantes, como se pode perceber pelas fotos abaixo.


Maquete da Express Rail Link West Kowloon, a maior estação subterrânea de trens do mundo.


A Express Rail Link West Kowloon Terminus deve ser concluída em 2015 e conectará Hong Kong a Pequim. Os trens de alta velocidade partirão de 15 plataformas e devem atingir velocidades de 200 quilômetros por hora, encurtando a duração da viagem de 100 para apenas 48 minutos. Além disso, toda a estrutura da estação terá 430 mil metros quadrados e 45 metros de altura.


A maior estação subterrânea de trens do mundo, em Hong Kong.


Vista lateral da maior estação subterrânea de trens do mundo.

O design curvo e fluido da nova estação deve se contrapor à paisagem atual, repleta de edifícios e estruturas verticais. O teto da estrutura, que apresenta vegetação e áreas verdes, servirá de área de circulação para pedestres, além de oferecer vistas incríveis da cidade de Hong Kong.


Área para pedestres da maior estação de trens do mundo, em Hong Kong.

Área Interna da  Express Rail Link West Kowloon Terminus, em Hong Kong.

Área Interna da  Express Rail Link West Kowloon Terminus, em Hong Kong.
Links Referência:

CASA COR 2012 - Mais de 30 ambientes de tirar o fôlego!

“CASA COR, o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, e o segundo maior do mundo, apresenta este ano o tema “MODA. ESTILO. TECNOLOGIA”. O melhor do CASA COR 2012 você confere aqui no U.A., com mais de 30 fotos incríveis.

Os homenageados deste ano são Gisele Bündchen (modelo), João Dória Jr. (empresário e apresentador), Costanza  Pascolato (empresária e consultora de moda), Sabrina Sato (apresentadora) e Kenzo Takada (estilista).

O evento tem investido em sustentabilidade, desenvolvendo ambientes que tragam harmonia entre o conforto e natureza. “Esse é um grande desafio e missão para a marca, pois os arquitetos estão buscando aliar a utilização de materiais sustentáveis ao conforto e a beleza. Ambientes ecologicamente corretos, com redução de consumo de água e resíduos, jardins verticais, além de móveis e revestimentos com madeira de demolição têm se tornado itens de desejo de quem aprecia arquitetura e decoração” declara Angelo Derenze, Presidente da CASA COR.

Abaixo as fotos dos eventos Nacionais e Internacionais CASA COR, com ambientes e seus respectivos criadores. Infelizmente o site CASA COR não disponibilizou os nomes dos criadores dos ambientes de São Paulo. 

CASA COR 2012 - INTERNACIONAL


Terraço de La 5ta Ave, Shelly Danielli, CASA COR 2012 Panamá.

H202 - Metamorfosi Dall'acqua , Davide Russo e Ignacio Mallol, CASA COR 2012 Panamá.

Modern Life at the Beach - Quini de Chiari, Javier de Gracia, Aquilino Cano, Iván Cruz, Olinda Quintanary e Adela Meana, CASA COR2012 Panamá.


Na imagem acima, os arquitetos criaram uma iluminação vindo por de trás da cabeceira da cama e cobrindo toda a mesma até uma pequena mesa a frente, dando charme e delicadeza ao quarto do casal.



Restaurante Tapeo by Mario Castrellón, Diego Camberfort e Paulina boza, CASA COR 2012 Panamá.


A lousa negra serve de menu, deixando livre o estilo de fonte e prática a mudança do cardápio do restaurante, podendo também servir para divulgar eventos.


CASA COR 2012 - NACIONAL


Bistrot , Lucimara Cucalon Xaviero, CASA COR 2012 Paraná.
O aquário ao lado do pequeno sofá carrega tranquilidade para o ambiente, servindo também de iluminação, tornando o espaço aconchegante e calmo.

Casa Urbana, CASA COR 2012 São Paulo. 
Repare na imagem acima, a janela, que serviu de estante. Moderna e inovadora.


Closet e Banheiro Casal, Elóa Pellizzari e Walkiria Nossol, CASA COR 2012 Paraná.

Cocktail Lounge Bar, Jairo de Sender, CASA COR 2012, Rio de Janeiro.


Confraria do Vinho, Laline Bittencourt, CASA COR 2012 Rio de Janeiro.

Piso com caimento para esquerda, enquanto o teto pende para a direita, consegue trazer uma experiência inovadora dentro do espaço.


Copa Louge Bar, Patrícia de Barros, Patrícia Kunzler e Viviane Iserhard , CASA COR 2012 Rio G. Sul.
Organizar as fotos de recordação das festas e encontros anteriores, bem à vista do bar. As fotografias em preto e branco intensificam o sentimento de nostalgia.


Cozinha, Jane e Laryssa Rocha, CASA COR 2012 Paraná.

Doceria, CASA COR 2012 São Paulo.
Vitral contemporâneo, delicado e divertido, lembrando uma colcha de retalhos, permite a iluminação natural, sem afetar a privacidade.


Escada, Sala de Estar, Toilette, Renata Pisani, CASA COR 2012 Paraná.
A escada passando por cima do pequeno sofá, deixando o teto mais baixo nesse espaço, consegue trazer aconchego.


Flores, Alessandro Gemus e Rodrigo Menezes, CASA COR 2012 Goiás.

Garagem, Helder Coelho, CASA COR 2012 Pará.
Garagem transformada em ponto de encontro ou refúgio. Masculina, com um mostruário de vidro para rodas, motores e posteres. Repare no pneu que guarda o espaço da televisão e no pequeno bar ao fundo.


Hall Entrada, Meire Santos e Leonardo Maia, CASA COR 2012.

Jardim Tranquilo, CASA COR 2012 São Paulo.

Jardim dos Encontros, Márcia Lima, CASA COR 2012 Pará.

Espaço para encontros e descanso mais baixo que o restante do jardim com um espelho d'água ao redor, transmitindo tranquilidade ao ambiente em conjunto com a iluminação indireta.



Jardim Entrada, Daniela e Sonia Infante, CASA COR 2012 Rio de Janeiro.

Quarto Estudo, Selma Farias, Isolda Contente e Elisandra Primo, CASA COR 2012 Pará.
Repare nas rodas da bicicleta, são "guarda-livros". No canto direito, há um frigobar decorado.



Quarto dos Gêmeos, Ana Claudia Peres e Andréa Riccio, CASA COR 2012 Pará.
Novamente iluminação indireta tornando o quarto dos meninos mais aconchegante. Estante para expor os brinquedos e espaço para projetor para filmes e desenhos. O quarto continua lá em cima no mezanino.


Sala de Estar, CASA COR 2012 São Paulo.

Sala Jantar, Ivan Andrade, CASA COR 2012 Rio Grande do Sul.

Sala VIP, André Largura e Giovana Kimak, CASA COR 2012 Paraná.
Sala para receber grande número de pessoas, visualmente limpa e sofisticada, dando espaço para a vista do Jardim de Inverno.


Suite Presidencial, Betina Gomes, CASA COR 2012 Rio Grande do Sul. 
Um vidro transparente em torno da banheira inspira sensualidade à suite, com iluminação levemente avermelhada para esquentar o ambiente.


Suite Clean, CASA COR 2012 São Paulo.

Suite Casal, Márcia Malta Muller, CASA COR 2012 Rio de Janeiro.

Suite do Bebê , Larissa Maffra e Marina Bastos, CASA COR 2012 Goiás.
Repare nos pequenos pontos iluminados na parede próxima ao berço, no escuro lembrarão um céu estrelado.


Terraço Verde, CASA COR 2012 São Paulo.

Loft, Luis Pedro Scalise, CASA COR 2012 Mato Grosso do Sul.

Lounge Merzian , Rozangela Queiroz, CASA COR 2012 Goiás.

Meeting Point, Pedro Paulo Luna, CASA COR 2012 Goiás.

Praça das Palmeiras, CASA COR 2012 São Paulo.

Confira outras fotos no site da CASA COR e veja a programação dos eventos nas próximas cidades: CASA COR

Visitações

Membros - Siga o U.A.!